Dr Renato Sabbatini, Julho 2020
Instituto Edumed assessora Secretaria de Saúde de SP em programa de EaD via satélite
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - sábado, 27 junho 2009, 15:55
 
Desde setembro de 2009, o Prof. Renato M.E. Sabbatini e o Instituto Edumed estão assessorando a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo a desenvolver um sistema de educação telepresencial para seus cerca de 57 mil profissionais através de um sistema que utiliza várias tecnologias, como Internet e TV digital via satélite.

A Rede São Paulo Saudável é um canal corporativo de TV digital da Secretaria Municipal de Saúde, que tem o objetivo de levar uma programação voltada à promoção da Saúde, e que pode ser assistida por toda a população que procura atendimentos em suas unidades. A Rede consta de dois estúdios completos de TV, e um sistema de transmissão de vídeo digital em alta definição via satélite, com cerca de 1400 salas de recepção em todas as unidades de saúde do municipo de São Paulo, incluindo todos os centros e postos de saúde, atenção médica ambulatorial, bem como 17 hospitais.

A TV tem 3 canais, sendo o primeiro dedicado à transmissão de programas de educação em saúde diretamente para a população que está nas salas de espera das unidades, e o segundo com a missão de ser uma ferramenta de comunicação direta com todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde do município de São Paulo. Este canal tem por objetivos:
  • melhorar a capacitação dos profissionais, através de Educação à Distância;
  • transmitir conteúdo educativo para os cidadãos usuários das unidades de saúde, enquanto estes estão aguardando atendimento;
  • comunicar estratégias e decisões da SMS para todas as unidades, de forma simples e rápida.
Cada sala de recepção conta com uma TV LCD de 42 polegadas e receptor do satélite, que utiliza tecnologia totalmente digital. O canal 3 é interativo, e serve para reuniões administrativas e gerenciais, além da transmissão de cursos em tempo real. A interação é realizada através da conexão à Internet de cada unidade, uma vez que o canal de TV é unidirecional (broacasting).

Diversos cursos a distância para médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde já estão no ar, e estão disponíveis gratuitamente para os 54 mil funcionários da Secretaria. Técnicamente esse suporte é realidado por meio de um servidor próprio com o conhecido sistema Moodle, que foi implantado pelo Instituto Edumed .

O Centro de Formação e Desenvolvimento Humano (CEFOR) e o Hospital dos Servidores Públicos Municipais estão entre as entidades geradoras e certificadoras do conteúdo educacional. A Rede São Paulo Saudável é gerenciada pela área de Tecnologia de Informação da Secretaria, contando com uma gerência própria, e uma coordenação de EaD.

O Instituto Edumed também assessora o CEFOR no treinamento de seus docentes em técnicas de EaD e no estabelecimento de um núcleo de produção.

Para Saber Mais:


Site da Rede São Paulo Saudável: http://intranet.saude.prefeitura.sp.gov.br/tv
Site de EAD: http://ead.saude.prefeitura.sp.gov.br