Dr Renato Sabbatini, Julho 2020
CBIS 2016 Tutorial: Como Desenvolver um Prontuário Eletrônico com Foco na Segurança do Paciente
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - sábado, 19 novembro 2016, 14:51
 

CBISComo Desenvolver um Prontuário Eletrônico com Foco na Segurança do Paciente

Dia 27/11/2016
09:30 ás 12:30
XV CBIS2016 - Centro de Convenções Goiânia

Objetivo:

Apresentar as principais recomendações de melhoria de qualidade (funcionalidade, usabilidade, segurança da informação, interoperabilidade, desempenho, etc) para Prontuários Eletrônicos de forma a eliminar deficiências que podem pôr em risco a segurança do paciente.


Parte 1 – Introdução

A primeira parte do tutorial visa apresentar os principais conceitos relacionados à segurança do paciente associada ao uso de tecnologias de informação em saúde, bem como alguns casos reais em que problemas associados ao PEP resultaram em danos a pacientes. Essa parte do tutorial visa ainda apresentar os principais recursos que podem ser consultados pelos participantes a respeito do tema abordado no tutorial.

Parte 2 – Qualidade do PEP

A segunda parte do tutorial tem como foco os aspectos específicos de qualidade do PEP que podem afetar a segurança do paciente. Dessa forma, serão apresentados os principais riscos e respectivas recomendações de desenvolvimento de PEP com foco na satisfação do cliente e segurança do paciente. O objetivo principal dessa etapa do tutorial é responder perguntas como:

  • Quais são as principais funcionalidades que devem ser oferecidas pelo PEP?
  • Como o PEP deve integrar o fluxo de trabalho dos profissionais de saúde?
  • Como construir uma interface de usuário que evite erros de usuário e que ainda seja fácil de usar e esteticamente atraente?
  • Como conseguir que o PEP consiga interoperar semanticamente com outros sistemas?
  • Como garantir a disponibilidade do PEP?
  • Como garantir a confidencialidade dos dados do paciente?

Para responder a essas perguntas, o tutorial apresentará as recomendações de qualidade do PEP de acordo com as características do modelo de qualidade de software ISO/IEC 25010.

Adicionalmente, haverá atividades práticas com o objetivo de avaliar um PEP open source chamado OpenEMR. Recomendamos o uso de notebook com Windows.

Parte 3 – Qualidade na Aquisição, Implantação, Uso e Aposentadoria do PEP

A terceira parte do tutorial visa apresentar os problemas mais comuns relacionados à aquisição, implantação, uso e aposentadoria de PEP que podem trazer riscos para a segurança do paciente. Adicionalmente, serão apresentadas recomendações para mitigação desses problemas. Portanto, essa etapa do tutorial visa responder perguntas como:

  1. Como a organização de saúde deve proceder para selecionar um PEP seguro e adequado às suas necessidades?
  2. Como garantir a qualidade de infraestrutura necessária para o funcionamento adequado do PEP?
  3. Como garantir uma comunicação confiável entre o PEP e os demais sistemas da organização? • Como obter um treinamento adequado dos usuários?
  4. Como garantir uma manutenção adequada do PEP e sua infraestrutura?
  5. Como os usuários devem utilizar adequadamente o PEP de forma a evitar danos ao paciente?
  6. Como a organização de saúde pode criar políticas que garantam a identificação correta de seus pacientes?
  7. Como a organização de saúde pode criar políticas para avaliação e monitoramento contínuo de riscos de segurança associado ao PEP?
  8. Como garantir a integridade de informações quando da necessidade de aposentadoria de um PEP e eventual migração de dados?

Instrutores:

Luiz A. Virginio é bacharel em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e aluno de doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP. Durante seu mestrado, conduziu um projeto de pesquisa na área de segurança do paciente associada a Sistemas de Registro Eletrônicos em Saúde. Atua ainda como colaborador na Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e no Instituto HL7 Brasil.

Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, professor e pesquisador em informática médica e telemedicina, é um dos pioneiros destas áreas no Brasil e América Latina, tendo 45 anos de experiência, primeiro na USP e depois na UNICAMP, onde criou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), atualmente é vice-presidente e diretor de educação do Instituto HL7 Brasil e Associação IHE Brasil, instituições dedicadas a padrões de informação em saúde e interoperabilidade de sistemas. É também fundador e diretor-presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e CEO da Sabbatini Consultores Associados, atuando nas áreas de Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde e Certificação.