VI Curso de Revisão de Temas em Informática em Saúde
(VI Informática em Saúde)
VI Curso de Revisão de Temas em Informática em Saúde
Organização e Dinâmica do Curso
Modalidade: a distância, aprimoramento universitário.
| Objetivos | Características | Programa | Público Alvo | Carga Horária | Bibliografia | Site de Apoio | Docente | Metodologia | Datas | Cronograma | Avaliação | Certificação | Realização |
Objetivos
O curso tem por objetivos proporcionar um aprimoramento nos conhecimentos técnicos e científicos sobre o campo da informática aplicada às ciências da saúde (medicina, odontologia, enfermagem, etc ) e como as tecnologias de informação e comunicação podem ser utilizadas praticamente para o suporte às atividades dos profissionais atuantes na área.
É uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área, como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador.
Características
O curso será ministrado em 13 semanas, com um módulo por semana, à distância, através da Web. É ideal para quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação básica e muito abrangente na área. O certificado emitido é de um curso de aprimoramento universitário, pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.
Programa
O curso é organizado em 13 módulos de ensino, com 54 aulas, que cobrem boa parte do conteúdo introdutório à informática em saúde:
Módulo 1: Introdução à Informática em Saúde:Módulo 2: Registros Eletrônicos de Saúde
- Introdução à Informática em Saúde
- O Profissional de Informática em Saúde
- Ética Profissional em Informática em Saúde
- História da Informática em Saúde no Brasil e no Mundo
- Fontes de Formação e Informação em Informática em Saúde
Módulo 3: Padrões para Sistemas de Informação em Saúde
- Introdução ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
- O Prontuário Pessoal de Saúde
- Prescrição Eletrônica, Solicitação e Controle de Exames
- Gestão Eletrônica de Documentos em Saúde (GED)
- Segurança e Confidencialidade do PEP
- Introdução aos Certificados Digitais
- Uso de Certificados Digitais em Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde
- Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde
Módulo 4: Sistemas de Apoio à Decisão em Saúde
- Introdução aos Padrões de Informação em Saúde
- Padrões para Interoperabilidade de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões para Arquitetura de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões para Intercâmbio de Informações em Saúde
- Introdução à Certificação de Interoperabilidade (IHE)
Módulo 5: Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão em Saúde
- Aplicações da Inteligência Artificial e Redes Neurais em Medicina
- Desenvolvimento de Sistemas Especialistas
Módulo 6: Telemedicina, Telessaúde e Aplicações Móveis em Saúde
- Introdução ao Processamento de Sinais e Imagens em Saúde
- Modalidades de Sinais e Imagens Médicas
- PACS: Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens
- Técnicas de Processamento de Sinais e Imagens
Módulo 7: Tecnologias e Aplicações da Internet e TV Digital na Saúde
- Introdução à Telemedicina e Telessaúde
- Introdução às Aplicações Móveis em Saúde
- Projetos de Telemedicina e Telessaúde no Brasil
- Robótica Médica e Telecirurgia
- Realidade Virtual e Telepresenca na Medicina
Módulo 8: Aplicações da Informática na Pesquisa em Saúde
- Introdução às Tecnologias da Internet
- Aplicações da Internet na Saúde
- Qualidade das Informações em Saúde na Web
- Introdução à TV Digital
- Aplicações da TV Digital Interativa na Saúde
Módulo 9: Aplicações da Informática na Educação em Saúde
- Introdução à Pesquisa em Medicina e Saúde
- Aplicações na Pesquisa Básica e Clínica
- Coleta e análise de dados e Epidemiologia
- Introdução à Pesquisa e Acesso à Informação
- Publicações Eletrônicas
- Pesquisa Bibliográfica na Internet
Módulo 10: Informatização de Organizações de Saúde
- Aplicações da Informática no Ensino e Aprendizado em Saúde
- Tecnologias de Áudio e Vídeo em Educação e Aprendizado
- Planejamento e desenvolvimento de EAD em Saúde
Módulo 11: Aplicações da Informática na Saúde Pública
- Informatização de Clínicas e Hospitais
- Informatização de Laboratórios
Módulo 12: Educação e Treinamento em Informática em Saúde
- Aplicações da Informática na Saúde Pública
- Redes de Intercâmbio de Informações em Saúde
- Introdução à e-Saúde
- Aplicações na Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Sistemas Georeferenciados
Módulo 13: Desenvolvimento, Implementação e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
- Educação e Treinamento em Informática em Saúde
- Desenvolvimento de Cursos e Disciplinas de Informática para Saúde
- Desenvolvimento de Educação Profissional em Informática em Saúde
- Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde
- Implementação de Sistemas de Informação em Saúde
- Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
Público Alvo
Profissionais minimamente com curso de graduação em ciências da saúde, que pretendem atuar no ensino, treinamento, pesquisa, desenvolvimento, implantação ou gestão de tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área da saúde.
Total de 90 horas.
Bibliografia Adotada
- Shortliffe & Cimino (Eds): Biomedical Informatics, Third Edition, pringer Verlag, 2009. Versão em PDF, gratuita para os alunos deste curso. (os alunos podem adquirir opcionalmente esse livro impresso antes do curso, via Amazon, por exemplo).
- Handbook of Biomedical Informatics (Wikibooks, on-line, gratuito)
Site de Apoio
Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso durante, e por um período de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém, entre outras coisas:
- Vídeos on-line gravados de aulas suplementares, em formato MP4
- Cópias de todos os slides das aulas, em PDF
- Bibliografia recomendada, inclusive e-books em texto completo
- Artigos de aprofundamento, com texto completo
- Imagens, animações e diagramas didáticos
- Vídeos instrucionais, de entrevistas e demonstrações
- Lista de recursos e links na Internet
- Listas de discussão para perguntas e dúvidas de cada módulo
- Sala de videoconferência para reuniões virtuais
- Sala de chat (batepapo)
- Diário de acompanhamento do aluno
Docente Responsável
Renato M. E. Sabbatini, PhD
- Graduado em Ciências Biomédicas (1968) e Doutorado em Fisiologia (1977) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP
- Pesquisador Convidado e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck de Neurobiologia, em Munique, Alemanha (1977-1979)
- Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
- Vice-presidente e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto HL7 Brasil (2011-presente)
- Vice-presidente e coordenador de Educação da Associação IHE Brasil (2014-presente)
- Professor Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Fundador, Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003).
- Diretor de Informática da Associação Médica Brasileira (1994-1999)
- Fundador (1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e diretor de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Membro da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
- Membro da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
- Membro dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de Saúde 2.0 da Associação Internacional de Informática Médica (IMIA)
- Consultor em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
- Fundador e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde, Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica, Revista Informática em Saúde e Revista Intermedic, entre outras publicações.
- Autor de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na área
Home page: www.sabbatini.com/renato
Metodologia de Ensino
Para cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:
- Aulas expositivas, com apresentação de slides;
- Vídeo-aulas suplementares a distância: aulas expositivas gravadas, disponíveis sob demanda em cada unidade
- Fórum on-line de discussão e dúvidas: utilizados para resolver dúvidas e e responder perguntas fora da sala de aula presencial.
- Roteiro de estudo: cada módulo tem um roteiro detalhado com os objetivos gerais, temário, relação das atividades, etc., de orientação para o estudo.
- Materiais de estudo da aula e/ou módulo: artigos, capítulos de livros, sites, vídeos, softwares, etc., recomendados para aprofundamento.
Datas
Datas: 5 de agosto a 10 de outubro de 2019
Dia | Módulo |
22/07 | 01 |
29/07 | 02 |
05/08 | 03 |
12/08 | 04 |
12/08 | 05 |
19/08 | 06 |
26/08 | 07 |
03/09 | 08 |
10/09 | 09 |
17/09 | 10 |
24/09 | 11 |
01/10 | 12 |
08/10 | 13 |
Avaliação do aprendizado
Os alunos terão o seu aproveitamento aferido através de atividades participativas, e que receberão pesos para a contribuição para a nota final:
- Obrigatórias:
- Os testes de avaliação do aprendizado referente aos módulos
- Opcionais: Quem entregar, comparecer, etc. terá um acréscimo de nota.
- As contribuições dadas ao fórum de discussão on-line
- Os acessos ao site de suporte
- Não dão nota:
- Perguntas sobre funcionamento do curso, cronograma, etc.
- Respostas às enquetes
- A participação na rede social
Certificação
Os alunos que obtiverem uma nota de avaliação final mínima de 75% farão jus a um certificado de aprovação, emitido pelo Instituto Edumed.
Realização
Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde
Copyright 2015-8 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini