Introdução à Estatistica na Pesquisa Clínica
(Estatística VIII)

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Objetivo Geral

Revisar conceitos gerais de estatística aplicada à pesquisa médica, abrangendo estatistica descritiva, inferência estatística, uso de software para análise estatística, planejamento e diferentes tipos de pesquisa clínica experimental e epidemiológica em medicina, medicina baseada em evidência, e revisão crítica de literatura científica, com uma abordagem prática.

Público Alvo

Estudantes e profissionais de qualquer área da saúde. São necessários conceitos elementares de estatística e conhecimento de matemática (álgebra elementar). São necessárias também habilidades básicas como usuário de computador, email e acesso e navegação na Internet.

Carga Didática

36 horas (6 horas por módulo temático + atividade extra-classe)

Programa

O curso é composto de 6 módulos temáticos.

  1. Introdução à Estatística e à Pesquisa:
    Noções conceituais de estatística e metodologia quantitativa de pesquisa e ensaios clínicos. Método científico. Variação biológica. Conceitos básicos: população, amostra, variável, distribuição, probabilidade, descrição, inferência. Os diferentes tipos de testes estatísticos e sua aplicabilidade. Exemplos de inferência estatística. Qui-quadrado, teste t, correlação e regressão lineares. Como selecionar o teste estatístico de hipóteses mais addequado
  2. Planejamento de Pesquisas Clínicas:
    Como são realizadas pesquisas e ensaios clínicos. Ensaios retrospectivos e prospectivos. Aleatorização. Amostragem. Estudos cegos e duplo cegos. Fases da pesquisa clínica. Planejamento experimental, estudos caso-controle, longitudinais e transversais. Cálculos de risco.
  3. Prática de Análise Estatística Descritiva:
    Análise estatística prática em medicina utilizando o EPI-INFO. Características do software. Módulos. O módulo de análise. A base de dados. Perguntas de pesquisa a serem feitas. Estatística descritiva: média, desvio-padrão, frequencias, gráficos exploratórios, etc.
  4. Análise Estatistica de Dados Categóricos
    Análise de contingência e associação: qui-quadrado. Calculo de risco. Tipos de análise de dados ordinais.
  5. Análise Estatistica de Dados Continuos.
    Teste de diferenças entre médias. Teste t e análise de variância. Seleção de sub-amostras, definição de variáveis.
  6. Análise Estatística de Correlação e Regressão.
    Gráficos de dispersão. Análise de correlação e de regressão linear. Outros tipos. Regressão múltipla e não linear.

Requisitos Técnicos

Para participar deste curso são necessários:

  • Um computador tipo PC, com sistema operacional Windows em qualquer versão, com memória mínima de 256 MB, disco rígido, monitor de vídeo colorido, mouse e teclado
  • Conectividade à Internet e Web através de um provedor de acesso, em conexão discada ou de banda larga
  • Um software de navegação na Web, como Internet Explorer, Firefox, Netscape Navigator, Opera ou similar
  • Um software de leitura de documentos em padrão PDF
  • Conhecimentos básicos de utilização de PCs, software operacional (Windows, OS, etc.), utilização de softwares Word, Excel ou similares, navegação básica na Internet e uso de correio eletrônico. O aluno deve ter um endereço individual de email.

Método de Ensino

Os módulos serão disponibilizados no site do curso, um vez por semana. Cada módulo consta dos seguintes componentes:

  • Roteiro de estudo, com passos a serem seguidos para o estudo do módulo, cópia dos slides do professor, textos e apostilas de estudo, links recomendados para aprofundamento do estudo, etc.
  • Aulas gravadas com voz e slides
  • Cópia dos slides usados na aula expositiva
  • Lições programadas interativas
  • Exercícios para fixação do aprendizado
  • Fórum de debates e de perguntas entre os alunos e professores
  • Softwares de análise e dados de exercício para download
  • Questionários de auto-avaliação e de avaliação do aprendizado do módulo.

A aula e as atividades do módulo ficarão disponiveis por toda a duração do curso, e o aluno pode acessá-los no dia e hora que desejar.

Avaliação do Aprendizado e Certificação

A avaliação do desempenho do aluno será feito através das notas obtidas nos questionários de avaliação objetiva em cada módulo, perguntas respondidas nas lições interativas, notas obtidas nos exercícios práticos e contribuições do aluno aos fóruns de debate e resolução de dúvidas.

Será concedido pelo Instituto Edumed um certificado de aprovação ao participante que completar um mínimo de 60% das atividade, e que completar as atividades de avaliação do aprendizado com uma pontuação mínima de 60% do valor total que pode ser atribuido.

Docente

Prof. SabbatiniProf.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD, fisiologista, professor associado aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil; professor de informática médica, bioestatística e metodologia científica da UNICAMP e ex-professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (graduação e pós-graduação). Fundador e presidente do Instituto Edumed, especialista em educação à distância.

Home page: http://www.sabbatini.com/renato
Email:renato@sabbatini.com

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