• III Curso Avançado de
    Tecnologias de Áudio e Vídeo em Educação

    Módulo I:A Teleconferência, as Mídias Digitals em Classe e o Ensino Telepresencial

    Objetivos

    O curso tem como objetivo ensinar de forma totalmente prática o uso avançado de tecnologias complexas e modernas de ensino presencial (tecnologias digitais em classe), telepresencial, videoconferência, webconferência, audioconferência, video e áudio sob demanda, webTV, video streaming via Internet e satélite, e outras abordagens semelhantes. São apresentados, demonstrados, e experimentados diretamente pelos alunos, dezenas de protocolos e metodologias de grande utilidade na educação presencial, telepresencial e a distância, proporcionando um conhecimento profundo e prático sobre o tema.

    Público-Alvo

    Estudantes e profissionais das áreas de educação e treinamento, desenvolvimento de recursos humanos, planejamento e desenvolvimento de projetos de informatização de classes presenciais, ensino telepresencial e a distância, e implementação de sistemas e cursos mediados por computador. O curso é especialmente recomendado a gestores, coordenadores de projetos, e docentes especializados em educação a distância e tecnologias em educação que desejam complementar seus conhecimentos na área.

    Programa

    Os temas cobertos pelo curso são:
    • Introdução ao ensino baseado em áudio e vídeo. Projetos em tempo real (telepresencial) e sob demanda (streaming)
    • Videoconferência dedicada; protocolos de VC de grupo e pessoal, hardware e software. Como é usada em EAD. Como funcionam as aulas telepresenciais via videoconferência dedicada, internet e via satélite
    • Aula presencial combinada com videoconferência ou audioconferência. Transmissão pela rede interna
    • Como montar uma sala e uma rede de videoconferência dedicada. Sistemas ponto-multiponto, MCU
    • Como montar um mini-estúdio de gravação de áudio e vídeo, e um estúdio profissional de vídeo para ensino telepresencial
    • Como montar uma rede de transmissão via satélite
    • Como montar um servidor multimídia próprio ou contratado. Projetos de videostreaming na nuvem (cloud)
    • Introdução à sonoplastia e iluminação para vídeos de EAD
    • Metodologias para assegurar a qualidade dos áudios e vídeos
    • Como planejar e fazer um roteiro de aula para gravação em vídeo. Técnicas de storyboarding básico
    • Gravação de audio e videoaulas sob demanda. Softwares para captura de aulas (Snap, Captivate, Articulate, etc.).
    • Edição linear e não-linear de aúdio e vídeo. Sistemas de edição on-line. Carregamento de vídeos e áudios no servidor.
    • WebTV e webcasting de voz e video.
    • Como planejar e ministrar uma boa vídeoaula (media training para professores)
    • Como dar aulas e reuniões usando equipamentos de videoconferência dedicada
    • Usando VoIP e video via Internet (Skype, MSNe outros) para dar aulas a distância, com áudio, vídeo e slides. Adobe Presenter, TeamViewer, JoinMe, etc.
    • Como utilizar a câmara de documentos e a lousa eletrônica
    • Como fazer uma boa reunião por videoconferência. Dicas de produção de slides para videoconferência e video-aulas
    • Como fazer uma boa reunião por webconferência
    • Como interagir com os alunos durante uma aula telepresencial
    • Técnicas da chat de texto, áudo-chat e video-chat para interação
    • Utilização de smartphones e tablets para teleconferência: plugins e aplicações
    • Como fazer avaliação e enquetes em tempo real durante uma aula telepresencial
    • Sistemas de teclados individuais interativos para aulas telepresenciais; Sistemas de software para interação por telefones celulares e tabletes via Web.
    • Comparação e seleção das tecnologias adequadas de videoconferência, webconferência e transmissão de áudio e video
    • Como integrar as tecnologias de áudio e vídeo didaticamente na metodologia do curso de no Ambiente Virtual de Aprendizado
    • Como especificar e montar uma equipe de suporte a produção e oferta de cursos com áudio, video e telepresencial
    • Características dos moderadores e tutores on-line no ensino telepresencial, como recrutar e treinar

    Método de Ensino

    O curso será ministrado de forma híbrida, com atividades presenciais em laboratório de experimentação, em Campinas, SP, e atividades a distância.

    Atividades presenciais:

    • Carga horária: 24 horas, presencial; realizado em Campinas, estado de Sâo Paulo, em sede própria
    • Aulas totalmente práticas, em laboratório de computadores multimídia com banda larga, webcam, microfone e fone de ouvido
    • Aulas em estúdio profissional extremamente completo e versátil de gravação de vídeo e de áudio, videoconferência dedicada etc.
    • São aceitos um máximo de 8 alunos por turma, para aproveitamento prático "hands-on" integral e intenso
    • Os alunos também poderão trazer seus notebooks com conectividade WiFi
    • Sala com ar condicionado, projetor de video e sistema de som
    • Professores com extensa experiência técnica, profissional e educacional no uso áudio e vídeo da EAD
    Atividades a distância
    • Carga horária: 24 horas, através do site on-line de suporte no Moodle, com todos os materiais didáticos e ferramentas de EAD.
    • Área de trabalho para realização dos trabalhos práticos pelos alunos
    • Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso por um período de até 30 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição.
    • O ambiente contém:

      • Slides e videos das aulas
      • Bibliografia recomendada
      • Artigos de aprofundamento
      • Imagens, animações e diagramas didáticos
      • Tarefas, exercícios e questionários de avaliação do aprendizado
      • Lista de recursos e links na Internet
      • Lista de discussão para perguntas e dúvidas
      • Dados de contato dos outros participantes do curso

    DVD

    Os participantes receberão um DVD com todo o conteúdo do site, inclusive aulas de vídeo gravadas, slides, bibliografia, softwares utilizados, arquivos de teste, etc. O DVD não é vendido separadamente do curso.

    Coordenação Geral e Docente

    Dr Renato SabbatiniProf. Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

    Graduado e doutorado pela USP de Ribeirão Preto da USP, onde também foi docente até 1983. Em seguida, foi professor adjunto, pesquisador e coordenador das disciplinas de graduação e pós-graduação em Informática Médica da UNICAMP, coordenador dos cursos à distância, membro do Centro de Educação a Distância em Saúde e membro do Grupo de Trabalho de Educação a Distância do NIB/UNICAMP até 2003. Trabalha em tecnologias educacionais desde 1978, e em EAD desde 1994. Foi diretor da regional da ABED/Campinas e coordenador do Grupo de Interesse em Educação a Distância em Saúde. Fundador e Presidente do Instituto Edumed e coordenador geral do projeto Edumed.Net. Extensa experiência em criação e execução de projetos de distância baseados na Web, videoconferência e satélite, desde 1996. Consultor especializado de projetos de tecnologia educacional e EAD, tendo atuado na consultoria e implantação de vários projetos de grande porte de EAD via satélite e Internet, para instituições como: Microlins Escola Profissional, Universidade Bandeirante de São Paulo, Grupo Anhanguera Educacional, Hospital do Câncer de São Paulo, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Escola Municipal de Saúde de São Paulo, Fundação de Medicina Fetal Latinoamericana, Instituto de Estudos Farmacêuticos, Projeto Onconet, várias empresas e laboratórios farmacêuticos, entre outras.

    Homepage: http://renato.sabbatini.com/

    Datas e Local

    Datas da parte presencial: 28 e 29 de março de 2015
    Datas da parte a distância: 30 de março a 30 de abril de 2015
    Local: Sede do Instituto Edumed na Cidade Universitária de Campinas (Distrito de Barão Geraldo, próximo à UNICAMP)

    Número de vagas

    Máximo: Oito (8) alunos. O Instituto Edumed se reserva o direito de abrir o curso apenas quando um número mínimo de alunos for alcançado. Em caso de cancelamento do curso, o valor da inscrição pago será devoldido aos alunos, ou os mesmos poderão escolher outro curso de igual valor.

    Certificação

    Os inscritos que completarem um mínimo de 75% dos créditos receberão certificado de aprovação do Curso de Educação Continuada do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde,


    Copyright 2012-2015 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini