VII Curso de Capacitação Profissional em Informática em Saúde
(Curso Capacitação VII)
VII Curso de Capacitação Profissional em Informática em Saúde
Dinâmica e Programação do Curso
Modalidade: A distância, aprimoramento universitário.
Site de inscrição on-line no curso
Objetivos
O curso tem por objetivos proporcionar conhecimentos técnicos e científicos introdutórios sobre o campo da informática aplicada às ciências da saúde (medicina, odontologia, enfermagem, etc ) e como as tecnologias de informação e comunicação podem ser utilizadas praticamente para o suporte às atividades dos profissionais atuantes na área.
Este curso foi projetado especificamente para os profissionais graduados e é voltado a um treinamento básico na área de TICs em Saúde.Também é uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área, como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador. Serve, ainda, como preparação eficiente e completa para obter o título de Certificado Profissional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (cpTICS) proporcionado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
Características
O curso tem uma programação estruturada na forma de acesso assincrônico a uma plataforma totalmente à distância, através da Web. O certificado emitido é de um curso de aprimoramento universitário, pelo Instituto Edumed.
Programa
O curso é organizado em 13 módulos que cobrem boa parte do conteúdo de informática em saúde através dos seguintes módulos e aulas:
- Módulo: Introdução à Informática em Saúde
- Introdução à Informática em Saúde
- O Profissional de Informática em Saúde
- Ética Profissional em Informática em Saúde
- História da Informática em Saúde no Brasil e no Mundo
- Fontes de Formação e Informação em Informática em Saúde
- Módulo: Prontuário Eletrônico do Paciente
- Introdução ao Prontuário Eletrônico do Paciente
- Segurança e Confidencialidade do Prontuário Eletrônico do Paciente
- Gestão Eletrônica de Documentos em Saúde
- Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde
- Prescrição Eletrônica, Solicitação e Controle de Exames Médicos
- Prontuário Pessoal de Saúde
- Módulo: Padrões em Informática em Saúde
- Introdução aos padrões em Informática em Saúde
- Padrões de Interoperabilidade de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões para a arquitetura de Registros Eletrônicos de Saúde
- Padrões de Intercâmbio de Informações em Saúde Suplementar
- Módulo: Sistemas de Apoio à Decisão em Medicina e Saúde
- Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão
- Inteligência Artificial e Redes Neurais em Saúde
- Módulo: Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Introdução ao Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Modalidades de SInais e Imagens Médicas
- PACS: Sistemas de Armazemento e Comunicação de Imagens
- Técnicas de Processamento de Sinais e Imagens Médicas
- Módulo: Telemedicina e Telessaúde, Aplicações Móveis em Saúde
- Introdução à Telemedicina e Telessaúde
- Introdução às Aplicações Móveis em Saúde
- Programas de Telessaúde no Brasil e no Mundo
- Realidade Virtual e Telepresença na Medicina
- Robótica Médica e Telecirurgia,
- Módulo: Tecnologias e Aplicações da Internet na Saúde
- Visão Geral das Tecnologias e Aplicações da Internet em Saúde
- Introdução à e-Saúde
- Qualidade da Informação em Saúde na Web
- Aplicações e tecnologias da TV Digital Interativa em Saúde
- Módulo: Aplicações da Informática na Pesquisa em Saúde
- Introdução à Pesquisa em Saúde
- Aplicações na Pesquisa Básica e Clínica
- Introdução à Pesquisa e Acesso à Informação
- Pesquisa Bibliográfica na Internet
- Módulo: Aplicações da Informática no Ensino e Aprendizado em Saúde
- Aplicações da Informática no Ensino em Saúde
- Tecnologias de Áudio e Vídeo em Educação e Aprendizado
- Planejamento e Desenvolvimento de EAD em Saúde
- Módulo: Aplicações na Saúde Pública e e-Saúde
- Introdução à Saúde Pública e Epidemiologia
- Aplicações da Informática na Saúde Pública
- Epidemiologia, Vigilância e Sistemas Georeferenciados
- Introdução à e-Saúde
- Sistemas de Intercâmbio de Informações em Saúde (HIE)
- Módulo: Informatização de Organizações de Atenção à Saúde
- Informatização de Clínicas, Hospitais e Laboratórios
- Desenvolvimento e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
- Módulo: Implementação e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
- Avaliação e Implementação de Sistemas de Informação em Saúde
- Desenvolvimento e Teste de Sistemas de Informação em Saúde
- Manutenção e Suporte de Sistemas de Informação em Saúde
- Gestão de Sistemas de Informação em Saúde
- Segurança de Sistemas de Informação em Saúde
- Módulo: Educação e Treinamento em Informática em Saúde
- Introdução ao Ensino em Informática em Saúde
- Desenvolvimento de Cursos e Disciplinas em Informática para a Saúde
Formação e Educação Profissional em Informática em Saúde
Público Alvo
Pré-Requisitos
- Ser graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou bacharel), em curso reconhecido.
- Ter capacitação básica no uso de computadores, inclusive programas de produtividade (Office ou similar), e noções de navegação, buscas e download de arquivos na Internet. O acesso deve ser em banda larga para poder assistir os vídeos.
Nota: Excepcionalmente, alunos de graduação em situação final do curso poderão ser admitidos, porém sujeitos a uma avaliação caso a caso.
Realização
O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica- e pedagogicamente pelo Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (ciTICS) do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde uma instituição particular de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde, fundada em agosto de 2000 por docentes e pesquisadores da UNICAMP e USP, entre outras.Carga Horária e Número de Vagas
Total: 152 horas
Vagas:100.
Material Fornecido
Cada aluno receberá em formato eletrônico extenso material didático e de estudo, contendo:
- Manual do Aluno, com Informações gerais e programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
- Bibliografia extensa mais de 100 artigos e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto completo em TI em Saúde
- Acesso a mais de 50 softwares de dominio público, aplicativos na área da saúde, e cópias de todos os textos em PDF
- Copias dos slides de todas as aulas em PDF
- Roteiros de estudos de todas as aulas, com bibliografia e recursos na Internet indicados
- Roteiros de aulas práticas de todas as aulas
O curso utiliza dois livros-texto oficiais como suporte ao aprendizado, os quais serão distribuidos no início do curso, em formato eletrônico:
- Shortliffe EH & Cimino JJ (Eds): Biomedical Informatics, Springer Verlag, Fourth Edition, 2014.
- Handbook of Biomedical Informatics, Wikibooks, 2012 (First Edition)
Site do Curso
Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso, antes, durante, e por um período de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém, entre outras coisas:
- Vídeos gravados de todas as aulas e demonstrações
- Cópias de todos os slides das aulas, em PDF
- Bibliografia recomendada, inclusive e-books em texto completo
- Artigos de aprofundamento, c om texto completo
- Imagens, animações e diagramas didáticos
- Vídeos instrucionais, de entrevistas e demonstrações
- Lista de recursos e links na Internet
- Softwares básicos e aplicativos para descarregamento
- Exercícios e tarefas presenciais e a distância
- Lista de discussão para perguntas e dúvidas
- Dados de contato dos outros participantes do curso
- Sala de videoconferência para trabalho em grupo
- Diário e portfólio do aluno
Docente Responsável
Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD
O presente curso é baseado no Curso de Verão de Capacitação Docente e Profissional em Informática em Saúde, que foi criado em 1987 e é coordenado e ministrado pelo Prof. Sabbatini, que é um dos mais respeitados pioneiros, docente e pesquisador nas áreas de Informática Biomédica, Telemedicina e Educação a Distância da América Latina, tendo uma experiência de 45 anos.
- Graduado em Biomedicina (1968) e doutorado em Fisiologia (1977) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
- Pesquisador do Instituto Max Planck de Neurobiologia (Munique, Alemanha - 1977-1979)
- Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente), coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS), e criador e diretor do Programa EduCert de Educação em Certificação de Software em Saúde
- Vice-presidente e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação e Capacitação Profissional do Instituto HL7 Brasil (2011-presente)
- Vice-presidente da Associação IHE Brasil (Integrating the Health Enterprise - 2014-presente)
- Fundador, professor associado, orientador de pós-graduação e coordenador da Área Docente de Informática Médica e Bioestatística do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Professor colaborador e orientador de pós-graduação do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1985-2003)
- Fundador, pesquisador associado e diretor do Núcleo de Informática Biomédica, Criador e coordenador técnico do Centro de Educação a Distância em Saúde (CEAD-S), do Grupo de Publicações Eletrônicas em Medicina e Biologia (e*pub), e do Hospital Virtual Brasileiro, e membro da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003) da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003).
- Criador e professor de um grande número de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária em Fisiologia, Neurociências, Metodologia de Pesquisa Científica, Comunicação Científica, Bioestatística, Engenharia Biomédica e Informática Biomédica e em Saúde;
- Professor assistente do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, coordenador do Laboratório de Processamento de Dados e fundador e coordenador do Laboratório de Neuroetologia (1972-1983)
- Diretor de Informática da Associação Médica Brasileira (1994-1999)
- Fundador (1986), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e diretor de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012). Atualmente coordena o Programa de Mentoria de Novos Talentos em Informática em Saúde da sociedade.
- Vice-presidente da Federação da IMIA para a América Latina e o Caribe (1997-1999)
- Membro da Health Information Systems Management Society (HIMSS), American Medical Informatics Association (AMIA), American Telemedicine Association (ATA) e Canadian Society of Health Informatics (COACH)
- Membro Fundador Eleito da International Academy of Health Sciences Informatics - IAHSI (2017-)
- Membro dos Grupos de Interesse de Informática em Saúde para o Desenvolvimento e de Mídias Sociais da Associação Internacional de Informática Médica (IMIA)
- Membro dos Grupos de Interesse de Sistemas de Informação Clínica, Educação em Informática Médica e Informática em Saúde Global da Associação Americana de Informática Médica (AMIA)
- Vice-Relator do Grupo de Trabalho 4 (Segurança da Informação e do Paciente), do Comitê Especial de Estudos em Informática em Saúde (CEE 78 IS) da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (2017-)
- Consultor em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outras.
- Consultor na área de informática médica e certificação de registros eletrônicos de saúde, de empresas como Intersystems, Agfa Healthcare, Cerner, Totvs Saúde, Alert On-Line e MV, entre outras.
- Membro da Comissão Científica, XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2014), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Santos, Brasil, Dezembro 2014.
- Coordenador da Comissão de Divulgação e Comunicação do XV Congresso Mundial de Informática Médica (World Congress of Medical Informatics), MEDINFO 2015, São Paulo, Brazil.
- Membro do Corpo Editorial das revistas Critical Reviews in Biomedical Engineering, Ukranian Journal of Telemedicine and Medical Telematics, Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Revista DOC.
- Fundador e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde, Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica, Revista Informática Médica e Revista Intermedic.
- Fundador e coordenador do projeto SBIS 2.0, com várias comunidades virtuais no Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e outras.
- Autor de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na área
- Profissional certificado internacionalmente: CPHIMS (Certified Professional of Health Information and Management Systems) e Lead Auditor of Information Security Management Systems ISO/IEC 27.001 (Professional Evaluation and Certification Board Canada (PECB)
Home page: www.renato.sabbatini.com
Metodologia de Ensino
Para cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:
- Aulas teóricas, com apresentação de slides;
- Aulas práticas, para demonstração e uso prático de softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no aprendizado da Informática em Saúde. Todos os exercícios constam de um roteiro de exercícios práticos propostos para o ensino;
- Webfórum de discussão entre todos os participantes.
Será proporcionada tutoria passiva e ativa e acompanhamento de todos os alunos participantes do curso, por email e fórum de dúvidas.
Datas e Local
O curso será iniciado no dia 24 de agosto de 2017 e tem término previsto para 12 de dezembro de 2017.
Avaliação do aprendizado
Os alunos terão o seu aproveitamento aferido através de atividades participativas, e que receberão pesos para a contribuição para a nota final:
- Obrigatórias:
- Os testes de avaliação do aprendizado referente aos módulos
- As tarefas e exercícios
- Opcionais: Quem entregar, comparecer, etc. terá um acréscimo de nota.
- As contribuições dadas ao fórum de discussão
- O comparecimento aos videochats marcados
- Algumas observações e contribuições ao portfólio do aluno
- Não dão nota:
- Perguntas sobre funcionamento do curso, cronograma, etc.
- Respostas às enquetes
- Acessos ao site
- A participação na rede social
Certificação
Os alunos que obtiverem uma nota de avaliação final mínima de 70% farão jus a um certificado de aprovação, emitido pelo Instituto Edumed.
Realização e Apoio
Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde
Copyright © 2017 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini.