Cursos nas várias sub-áreas das neurociências, tais como neuroanatomia, neurofisiologia, etc.

  • [Objetivos | Programa | Docente | Metodologia | Certificação | Custo e Inscrição]

    Evolução da Inteligência Humana

    Objetivos


    O objetivo geral deste curso é apresentar os principais elementos de como ocorreu a evolução da inteligência ao longo da cadeia evolutiva dos primatas humanos, do ponto de vista das neurociências do comportamento. São examinados os conceitos atuais do que entendemos por inteligência, como ela se desenvolve ontogeneticamente no ser humano desde o nascimento, quais são as teorias vigentes sobre o que é a inteligência e seus fatores, como surgiu nos primatas humanos, como se relaciona com o cérebro e linguagem, e as caracteristicas da representação, e como ocorreu a explosão criativa do neolitico superior, em função de vários fatores.

    Programa

    • Aula 1:
      • A espécie humana e a inteligência
      • O que é inteligência?
      • Componentes da inteligência
      • Teorias da inteligência
      • Medindo a inteligência
    • Aula 2:
      • Linguagem e inteligência
      • A inteligência e o cérebro
      • Genética da inteligência
      • Inteligência e emoções
    • Aula 3:
      • Como surgiu a inteligência?
      • Inteligência na escala dos primatas
      • A evolução filogenética humana
      • Teorias de surgimento da inteligência humana
    • Aula 4:
      • A inteligência no Homo sapiens
      • Desenvolvimento das manifestações culturais da inteligência humana
      • Fogo, ferramentas, armas, caça, guerra
      • Habitação, vestimentas, ornamentos, artefatos
      • A revolução do neolitico superior
      • Arte, música, religião, agricultura
      • Conclusões
    • Aula 5:
      • Evolução futura da inteligência humana
      • Fatores limitantes genéticos e epigenéticos
      • Intervenções artificiais para o aumento da inteligência
      • A inteligência artificial e a robótica
    Docente

    O Dr. Renato M.E. Sabbatini é biomédico formado e doutorado em fisiologia e biofísica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi também professor assistente e pesquisador do Departamento de Fisiologia entre 1969 e 1983. Foi pesquisador associado do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, Alemanha, onde desenvolveu pesquisas avançadas sobre a neurofisiologia do comportamento em primatas. Foi o fundador do primeiro laboratório de pesquisas em neuroetologia da América Latina. De 1983 a 2003, foi docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo se aposentado naquela universidade. Atualmente é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de ensino e pesquisa baseada em Campinas, SP, editor associado da Revista Cérebro & Mente, membro do Centro de Teleneurociência e do Instituto da Ciência da Felicidade. O Dr. Sabbatini realizou diversas pesquisas na área de neurologia e comportamento. Tem centenas de artigos publicados sobre o tema.
    Home page: http://renato.sabbatini.com


    Método de Ensino

    O curso é ministrado em formato inteiramente on-line pela Web, e pode ser iniciado a qualquer momento. O aluno pode seguir o curso de acordo com sua própria disponibilidade de tempo, uma vez que todos os materiais educacionais, vídeo-aulas, avaliações, etc., estão disponibilizadas no site do curso. Caso tenha dúvidas, perguntas ou comentários, o aluno pode colocá-los em um fórum de discussão on-line.

    Carga horária


    8 horas, sendo 3 horas de aulas expositivas (5 videos gravados) e 5 horas de estudo, aprofundamento, exercicios propostos e questionário de avaliação.

    Avaliação e Certificação

    O aluno interessado em receber um certificado de conclusão (impresso automaticamente em PDF em cores pelo site), deverá obter uma nota mínima de 6 no questionário on-line de avaliação do aprendizado.

    Inscrição

    O valor de investimento para participar deste curso e ter direito ao recebimento do certificado de conclusão é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), que devem ser pagos antecipadamente. Em até 24 horas depois do pagamento ter sido recebido, o aluno receberá um email com as informações para entrar no curso.

    Clique aqui para inscrever-se neste curso
    Clique aqui para entrar no site do curso


  • O curso tem por objetivo transmitir noções introdutórias sobre a história das neurociências. Consta de 12 aulas divididas em 6 módulos semanais, cobrindo de forma não exaustiva os pontos mais importantes dessa história, desde os primórdios das neurocirurgias, com a trepanação de crânios na era neolítica, até os desenvolvimentos mais recentes, como a psicocirurgia, a neuroimagem e a terapêutica medicamentosa dos distúrbios mentais.
    • Uma visão geral da história da neurociência.
    • A descoberta da bioeletricidade.
    • Frenologia: a história da localização cerebral.
    • Nervos e sinapses: a história das descobertas sobre seu funcionamento.
    • A história da estimulação elétrica cerebral.
    • A história do eletroencefalograma.
    • Cérebro e imagens: sua evolução nas neurociências.
    • História da terapia de choque na psiquiatria.
    • A história da psicocirurgia.
    • História das drogas para tratamento de doenças mentais.
    • A descoberta do substrato neural das emoções
    • História das neurociências no Brasil

    Público Alvo:

    Estudantes e profissionais das áreas de biologia, neurociências, psicologia e ciências humanas interessados em aprender mais sobre a história das neurociências e sobre seus conceitos fundamentais.

    Professor Responsável: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Instituto Edumed)

    Informações e inscrições: http://www.edumed.org.br/cursos/historia.html


  • O objetivo deste curso é ensinar conceitos básicos de neurologia clínica de diversas doenças como doença bipolar, neurosífilis, acidente vascular cerebral, autismo, doença de Parkinson, poliomielite, epilepsia, distúrbios da linguagem, etc., através do estudo de grandes personalidades históricas que as tiveram, como Darwin, Dostoiévski, Ravel, Hitler, Roosevelt, etc., em 12 aulas.

    • Música, Cérebro e a Doença de Maurice Ravel
    • Epilepsia e Dostoiévski
    • Schumann, Doença Afetiva Bipolar e Criatividade Musical
    • A Misteriosa Doença de Charles Darwin: Meniére ou Chagas?
    • Autismo e Grandes Cientistas: A História de Henry Cavendish
    • Poesia, Heinrich Heine e a Sifilis Nervosa
    • Adolf Hitler e a Marca do Parkinsonismo
    • Franklin D. Roosevelt e a Poliomielite
    • Uma Análise da Mente Doente de John Nash
    • A Síndrome de Stendhal
    • O Acidente Vascular Cerebral de Lenin
    • Doença Criativa: Síndrome Amiotrófica Lateral e Stephen Hawking

    Público-Alvo

    Estudantes e profissionais das áreas de biologia, ciências da saúde, neurociências, psicologia e ciências humanas interessados em aprender mais sobre a neurologia clínica e seus conceitos fundamentais.

    Professor responsável: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

    Informações e inscrições: http://www.edumed.org.br/cursos/personalidades.html

  • Este curso terá como foco o exame do potencial terapêutico de técnicas de biofeedback, em nível introdutório, voltado para profissionais de saúde que desejam exercer prática clínica nesta área. A aplicabilidade do biofeedback em muitos tipos de patologia é largamente demonstrada em estudos clínicos e experimentais com sujeitos humanos. São demonstradas aplicações variadas, inclusive para tratamento de cefaléias, e nos esportes.

    Programa

    • Aula 01: A Emergência do Biofeedback como Terapeutica Psicológica
    • Aula 02: Neurofisiologia Clínica Aplicada ao Biofeedback
    • Aula 03: Utilização de Sistemas Computadorizados de Biofeedback
    • Aula 04: Técnicas Psicológicas Associadas ao Biofeedback
    • Aula 05: Estudo de Caso: Aplicação no Tratamento das Cefaléias
    • Aula 06: Aplicação no Esporte

    Docente coordenador:
    Profa. Dra. Luciana Campaner

    Renomada psicóloga atuando em psicologia clínica e hospitalar desde 1994. Mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Psicóloga do Ambulatório de Cefaléia do HCFMRP - USP desde 1999. Treinamento em Biofeedback pelo New England Center for Headache – NY (USA)
    Sócia fundadora do INBIO - Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback

    Informações e inscrições:http://www.edumed.org.br/cursos/biofeedback.html
  • Objetivo: Há muito tempo as diferenças de comportamento e psique entre homens e mulheres são bem estudados e conhecidos, e têm origem tanto biológica quanto culturais. Diferenças estruturais e funcionais obtidas por novos métodos de imagem evidenciam-se na lateralidade na linguagem falada e ouvida, na percepção e expressão de emoções (como as amigdalas), no estresse, e vários outros. O objetivo da palestra é apresentar as últimas descobertas da ciência a esse respeito, bem como as principais diferenças sexuais quanto ao aprendizado em meninas e meninas e as implicações dessas diferenças para a educação, o ensino e o aprendizado.

    Público-alvo: Psicólogos, pedagogos, terapeutas, professores, fonoaudiólogos, médicos e outros profissionais de saúde, principalmente nas áreas de neurologia, pediatria, sexologia, psiquiatria, etc., interessados em conhecer as últimas descobertas sobre o tema e sua aplicabilidade na educação, e saúde.

    Palestrante:
    O Dr. Renato M.E. Sabbatini é biomédico formado e doutorado em neurofisiologia do comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi professor assistente e pesquisador entre 1969 e 1983. Foi o fundador do primeiro laboratório de pesquisas em neuroetologia da América Latina. De 1983 a 2003, foi docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo se aposentado nesta universidade. Atualmente é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de ensino e pesquisa baseada em Campinas, SP, e diretor do Instituto da Ciência da Felicidade. O Dr. Sabbatini tem centenas de artigos publicados em neurociências.
    Site: http://renato.sabbatini.com
  • Este curso on-line tem por objetivo motivar profissionais de saúde a diagnosticar e a tratar a dor crônica em equipe interdisciplinar, como doença potencialmente incapacitante, motivo de 80 % das consultas no Sistema de Saúde e fator de forte impacto nos custos pessoais e estatais. Serão abordados os fundamentos da disciplina da dor. Forneceremos uma base para que se desenvolva um estudo produtivo com contínuo progresso profissional.

    Público-alvo: Médicos, estudantes de medicina, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais.

    Conteúdo Programático
    1. A anatomia e fisiologia da dor
    2. A fisiopatologia da dor
    3. Semiologia e avaliação do paciente com dor crônica
    4. Tratamento físico, farmacológico e psicológico da dor crônica
    5. Técnicas de tratamento minimamente invasivo e suas indicações
    6. Tratamento neurocirúrgico da dor crônica
    7. O trabalho na clinica interdisciplinar de dor: aspectos profissionais, técnicos e éticos
    Docentes: O curso será ministrado por docentes com especialização e grande vivência no estudo, na pesquisa e no tratamento da dor em equipe interdisciplinar (neurofisiologistas, médicos neurologistas, neurocirurgiões e anestesistas) com finalidade de reabilitação:
    • Dr Nestor C. Truite Jr: Médico neurologista e neurocirurgião, graduado e especializado pela USP
    • Dr Renato M.E. Sabbatini, PhD: Neurofisiologista, graduado e doutorado pela USP, professor adjunto de medicina da UNICAMP
    • Dr Carlos Alberto M. Melro: Médico neurologista
    • Dr Arthur Ungaretti Jr: Médico neurologista e neurocirurgião, graduado e doutorado pela USP, professor da medicina da USP
    Carga horária: 24 horas ao longo de 7 semanas.

    Informações e Inscrições: http://www.edumed.org.br/cursos/medicinador.html
  • [Objetivos | Programa | Docente | Metodologia | Certificação | Custo e Inscrição]

    Evolução da Inteligência Humana

    Objetivos


    O objetivo geral deste curso é apresentar os principais elementos de como ocorreu a evolução da inteligência ao longo da cadeia evolutiva dos primatas humanos, do ponto de vista das neurociências do comportamento. São examinados os conceitos atuais do que entendemos por inteligência, como ela se desenvolve ontogeneticamente no ser humano desde o nascimento, quais são as teorias vigentes sobre o que é a inteligência e seus fatores, como surgiu nos primatas humanos, como se relaciona com o cérebro e linguagem, e as caracteristicas da representação, e como ocorreu a explosão criativa do neolitico superior, em função de vários fatores.

    Programa

    • Aula 1:
      • A espécie humana e a inteligência
      • O que é inteligência?
      • Componentes da inteligência
      • Teorias da inteligência
      • Medindo a inteligência
    • Aula 2:
      • Linguagem e inteligência
      • A inteligência e o cérebro
      • Genética da inteligência
      • Inteligência e emoções
    • Aula 3:
      • Como surgiu a inteligência?
      • Inteligência na escala dos primatas
      • A evolução filogenética humana
      • Teorias de surgimento da inteligência humana
    • Aula 4:
      • A inteligência no Homo sapiens
      • Desenvolvimento das manifestações culturais da inteligência humana
      • Fogo, ferramentas, armas, caça, guerra
      • Habitação, vestimentas, ornamentos, artefatos
      • A revolução do neolitico superior
      • Arte, música, religião, agricultura
      • Conclusões
    • Aula 5:
      • Evolução futura da inteligência humana
      • Fatores limitantes genéticos e epigenéticos
      • Intervenções artificiais para o aumento da inteligência
      • A inteligência artificial e a robótica
    Docente

    O Dr. Renato M.E. Sabbatini é biomédico formado e doutorado em fisiologia e biofísica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi também professor assistente e pesquisador do Departamento de Fisiologia entre 1969 e 1983. Foi pesquisador associado do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, Alemanha, onde desenvolveu pesquisas avançadas sobre a neurofisiologia do comportamento em primatas. Foi o fundador do primeiro laboratório de pesquisas em neuroetologia da América Latina. De 1983 a 2003, foi docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo se aposentado naquela universidade. Atualmente é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de ensino e pesquisa baseada em Campinas, SP, editor associado da Revista Cérebro & Mente, membro do Centro de Teleneurociência e do Instituto da Ciência da Felicidade. O Dr. Sabbatini realizou diversas pesquisas na área de neurologia e comportamento. Tem centenas de artigos publicados sobre o tema.
    Home page: http://renato.sabbatini.com


    Método de Ensino

    O curso é ministrado em formato inteiramente on-line pela Web, e pode ser iniciado a qualquer momento. O aluno pode seguir o curso de acordo com sua própria disponibilidade de tempo, uma vez que todos os materiais educacionais, vídeo-aulas, avaliações, etc., estão disponibilizadas no site do curso. Caso tenha dúvidas, perguntas ou comentários, o aluno pode colocá-los em um fórum de discussão on-line.

    Carga horária


    8 horas, sendo 3 horas de aulas expositivas (5 videos gravados) e 5 horas de estudo, aprofundamento, exercicios propostos e questionário de avaliação.

    Avaliação e Certificação

    O aluno interessado em receber um certificado de conclusão (impresso automaticamente em PDF em cores pelo site), deverá obter uma nota mínima de 6 no questionário on-line de avaliação do aprendizado.

    Inscrição

    O valor de investimento para participar deste curso e ter direito ao recebimento do certificado de conclusão é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais), que devem ser pagos antecipadamente. Em até 24 horas depois do pagamento ter sido recebido, o aluno receberá um email com as informações para entrar no curso.

    Clique aqui para inscrever-se neste curso
    Clique aqui para entrar no site do curso